Contém spoiler, muito spoiler! não recomendo ler, sério.
Eu realmente gostaria de falar sobre isso com alguém e como não tenho ninguém por aqui já leu esse livro vou escrever por aqui mesmo e se alguma alma caridosa quiser conversar sobre, eu realmente agradeço!
No meu ponto de vista o Charlie tem problemas mentais e com o abuso que sofreu na infância e só piorou a situação, ele ficou ainda mais recluso e ainda mais fechado, isso talvez explique sua dificuldade de socialização.
Com tamanha inocência e com o amor e carinho que sentia pela Tia Helen eu acredito que ele tenha "esquecido" e até mesmo não entendido o que significava aquilo mas quando estava com Sam ele acabou entendo o que havia ocorrido, acabou lembrando de tudo aquilo e acabou surtando, a pressão dos amigos indo embora os problemas mentais que ele já tinha e os traumas do passado, tudo isso o fez surtar e por isso foi parar no hospital.
Quando eu digo que o assunto já foi abordado várias vezes no livro, quero dizer que, de um jeito ou de outro o estupro sem foi comentado no livro.
O estupro da garota quando Charlie era pequeno e presenciou tudo, o estupro da Tia Helen e até mesmo o da Sam (eu realmente cheguei a cogitar que a Sam tenha sido estuprada, mas no livro, com a
visão inocênte de Charlie aquilo não foi aprofundado, mas quando vi o filme isso ficou bem claro pra mim. até porque no livro eles comentam que Mary Elizabeth ajudou a sam "naquela fase difícil"
e que ela só comentou o ocorrido com Patrick a pouco tempo atrás e se tratando de um amigo do pai dela, eu realmente acho que foi um abuso) e no final Charlie também havia sofrido um abuso
e isso explicava muita coisa sobre ele. Charlie se tornou recluso e acabava vivendo a vida observando os outros, e até mesmo observando sua própria vida passar. Charlie não era de forma alguma tímido e talvez por isso eu ache que ele tem problemas, pois só isso explicaria as coisas.
Contando com tudo isso, todos esses assuntos complicados, todos esse desencontros do Charlie, todos esses traumas, eu realmente não consigo enxergar esse livro com algo clichê definitivamente não! isso não é apenas um skins adaptado para um cara que antes era "anti social" e depois encontrou amigos que o apresentou para as drogas, bebidas e festas, é algo muito além disso.
19 comentários:
eu assisti o filme e não entendi muito bem se o charlie foi estuprado porque há cenas da tia helen acariciando a perna dele, n entendi. Porque depois ele fala que a médica disse pros pais dele o que a helen tinha feito com ele. DEIXE BEM CLARO PRA MIM, O QUE ELA FEZ COM ELE ?
no livro não diz expecificamente tanto quanto no filme, mas acredito que ela tenha abusado sim e se não abusou foi uma bela de uma tentativa que o traumatizou bastante.
Bem eu fui obrigada a procurar na internet oque realmente aconteceu com O Charlie.
Quando eu li o livro fiquei um pouco confusa mais ai eu vi o filme e tive um pouco de impressao que a tia do Charlie tinha abusado dele quando ele comeca a ter aquelas alucinacoes de pedir pra guardar segredos,da tia dele acariciando a peerna e tal...
Quando eu li o livro já entendi que a Tia Helen havia abusado dele. Eu não acho que ele tenha problemas mentais, o autor jamais falou isto ( embora falem muito disto).
Quando eu li o livro já entendi que a Tia Helen havia abusado dele. Eu não acho que ele tenha problemas mentais, o autor jamais falou isto ( embora falem muito disto).
Não captei no livro que houve abuso da Tia Helen, mas acho que o filme optou pelo por deixar explícito que sim. Talvez nem cogitasse esta hipótese se não fosse o filme, apesar de ter vivido uma situação muito parecida com a de Charlie
Acho que o Charlie ele foi estuprado sim pela tia Helen, porem forma dele pensar e sua ingenuidade das coisas não tenha sido causada por causa do estupro e sim por ele ser simplesmente ELE.
E por ele ser uma pessoa tão "pura" e estar passando muito problemas na adolescência e ele não esta conseguindo expressar o amor que ele sente pela Samm e ele ver que vai perde-la e no mesmo momento ele esta lembrando o que tia dele fez com ele. Tenha causado muita pressão ,fazendo ele parar no hospital .
Ela abusou sexualmente dele
Particularmente eu achei o livro muito mais esclarecido que o filme. Mas ambos não dão certeza do que realmente aconteceu entre a Helen e o Charlie.
Eu custei a entender que ele estava relacionando a passada de mão na perna da Sam com a Helen, só comecei a ligar as coisas quando ele tava no hospital e conversou a conversar com a médica.
Também pensei na possibilidade dele ter algum problema mental, mas quando ele estava com os amigos ele começou a "se libertar", talvez pq ele seria um jovem tímido ou talvez pq ele nunca teve uma oportunidade de se abrir desde que o melhor amigo dele morreu, mas enfim, filme e livro ótimos porém confusos.
começou a conversar*
Ele realmente foi abusado pela tia, muito triste!
Eu achei que o livro deixou a história do Charlie ter problemas psicologicos mais explicita do que o filme. O filme passa uma impressão totalmente diferente...
No livro não deixa claro que ele tenha sido abusado pela tia Hellen, por isso eu tive que pesquisar na internet depois de assistir ao filme.
Ao final do filme que a médica fala que teve que explicar para os pais dele o que havia acontecido com ele e a tia Hellen que ficou essa "impressão" de abuso por parte da tia.
Achei o filme muito fraco em relação ao livro, muitos assuntos importantes poderiam ter sido discutidos e nem se quer mostrou.
Penso que livro e filme são dois suportes distintos e cada um aborda a história de uma maneira específica, não há como exigir que ambos tratem dos mesmos assuntos da mesma forma.
Goste muito dos dois e acho que o não esclarecimento do que de fato houve entre Charlie e Tia Helen, o abuso de Sam e outros pontos da história só fortalecem a trama pois oferece espaço para o leitor/expectador refletir a respeito dos temas debatidos, isso auxilia no processo de amadurecimento intelectual do público.
Sinalizo positivamente.
No filme diz que a tia Helen era insana, que ela havia sofrido muito na vida. Essa loucura dela foi manifestada também nos abusos sexuais que ela fazia com Charlie quando criança. Quando Charlie está ao telefone com a irmã porque ele está surtando, ele diz: "E se eu quisesse que a tia Helen tivesse morrido ?". Ele se sente culpado por ter desejado a morte da tia pelas coisas que ela fez com ele. A médica no final do filme conta aos pais de Charlie o que a tia Helen fez com ele quando criança. Embora não deixe muito claro, é possível ver nas entrelinhas do filme é imaginar que Charlie sofreu um abuso sexual.
meu penis em your assse
Acabei de terminar de ler o livro, e acho realmente que algo de muito ruim, aconteceu entre o Chalie e a tia Helen...note que quando o Charlie e está n cama com a Sam, ele lembra que a tia Helen fez a mesma coisa (no sentido sexualizado). Após isso ele sonha q está assistindo tv com a tia e algo acontece, ela sem sombra de dúvida abusa dele, foi ai que deu o clique na minha cabeça, e entendi que algo realmente havia acontecido. .. Charlie apenas não se lembrava.. ele teve um sonho.. ele percebeu q o que sonhou com a Tia Helen, não foi só sonho, mas aconteceu de verdade. .. ele entendeu o pq o seu terapeuta sempre fazia perguntas sobre quando ele era mais novo... Ou seja, não há dúvidas quanto ao abuso sofrido pelo Charlie. E isso o marcou pra sempre. e como não marcaria? Msm que ele tenha "esquecido".
Acho realmente que ele foi abusado, e no filme ele conta ao amigo sobre não tocar os seios de uma menina, que todos os colegas haviam tocado. Enfim, acho que era trauma do que ocorreu com a tia.
Postar um comentário